Pular para o conteúdo

Retrospectiva financeira – como e porque fazer a sua

Final de ano é um momento nostálgico. Olhamos para tudo que vivemos, somos gratos pelas conquistas, compartilhamos nossas músicas mais ouvidas com os amigos e nos preparamos para as festas em boa companhia.

A virada de dezembro para janeiro vai muito além da “trocar de calendário”. É uma oportunidade importante de olhar para quem somos hoje e projetar quem desejamos ser num futuro próximo.

Retrospectiva financeira

Além de pensar nos melhores momentos e aprendizados gerais do ano, que tal fazer uma retrospectiva financeira também?

Esse é um modo excelente de aprender com suas decisões financeiras no ano de 2023 e avaliar o que precisa ser ajustado (ou abandonado). Também é um momento de celebrar suas conquistas e se alegrar com o progresso que vem fazendo.

Vem com a gente que vamos dar 5 dicas práticas de como fazer a sua retrospectiva financeira!

Dica 1 – Dedique um tempo

Fazer uma retrospectiva não deve ser uma tarefa exaustiva com muitas horas de análise. Mas reservar 15 minutos para isso também não vai dar certo. Nossa dica é: escolha um dia que você sabe que estará mais tranquilo e anote o compromisso no calendário.

Pode ser em um dia das férias de fim de ano ou num fim de semana quando você não tem muitas tarefas pra fazer. O importante é separar um tempo calmo para você listar as coisas mais importante e conseguir refletir nos aprendizados.

Só não deixe passar muito tempo. O ideal é fazer logo no início do ano, para seus planejamentos e aprendizados entrarem em prática o quanto antes.

Dica 2: Descomplique

Não, não precisa baixar o estrato da conta bancária e ficar analisando todas as entradas e saídas do ano. No seu momento de retrospectiva financeira o importante é focar nos aprendizados.

Por isso, descomplique na fórmula. Nossa dica é separar 3 colunas em um caderno (ou outro local que você prefira) e listar as principais coisas dentro das categorias:

  • O que foi bom e devo continuar?
  • O que eu tenho que começar a fazer?
  • O que devo parar de fazer?

Assim fica mais fácil começar.

Dica 3: Seja honesto e não autocrítico demais

Em toda retrospectiva é normal identificar decisões boas e outras nem tão boas. Mas o ponto não é se condenar demais e nem tentar justificar as próprias ações.

Respeite seu processo e tente entender o porquê de ter agido de certa forma no passado. Conhecer as motivações vai te ajudar a ter uma visão mais clara sobre você mesmo e o que pode ser ajustado na sua rotina e planejamento.

Dica 4: Personalize sua retrospectiva

Fazer a sua retrô financeira deve ser algo prazeroso! Por isso, personalize da forma que achar melhor. Tem um objetivo inspirador em andamento (como curso, compra de um carro ou imóvel)? Coloque o quanto já conquistou e celebre sua conquista!

Outra ideia é, além de fazer a sua retrospectiva financeira pessoal, porque não fazer uma em família? A visão dos outros membros pode dar valiosos aprendizados e inspiração para o futuro financeiro.

Uma boa retrospectiva financeira não é aquela que fica linda na gaveta, mas aquela que gera reflexão e ação.

Por isso, depois de concluir a sua, pense em todos os aprendizados e separe algumas coisas mais importantes para trabalhar ativamente em 2024. Não vale querer mudar tudo!

 Daí, crie um plano de ação para colocar em prática o que você mais deseja fazer, mudar ou parar completamente no ano novo.

Como você vai deixar um hábito antigo? Como pode criar um outro? Como tornar as mudanças mais “naturais” no seu dia a dia? Tudo isso entra no seu plano de ação.

Dica Bônus: libere seu caminho financeiro

A gente sabe bem como pode ser desafiador começar um ano novo com dívidas antigas. Se este for o seu caso: não desanime!

As dívidas não invalidam a sua retrospectiva e seus planos de ação. Mas talvez você precise de uma ajuda extra para “desafogar” de alguns pesos financeiros.

Nestes casos, pode ser muito útil pensar em alternativas de crédito pessoal mais saudáveis financeiramente, como Crédito Consignado Wiipo. Este é um dos créditos mais vantajosos do mercado e também um benefício oferecido por muitas empresas.

Pergunte ao seu RH sobre o Crédito Consignado Wiipo. Se o benefício estiver ativo, você pode simular e contratar quando quiser direto pelo App Wiipo.

Além de oferecer taxas de a partir de 1,49%* (diferente de bancos tradicionais – com taxas a partir de 1,81%), você ainda conta com:

  • Parcelas fixas e previsíveis: tenha total controle sobre suas finanças, podendo planejar seu orçamento com mais segurança.
  • Facilidade e rapidez na contratação: o processo é simples e ágil, sem burocracias excessivas. Em pouco tempo, você pode ter o dinheiro necessário para realizar seus projetos.
  • Flexibilidade para utilização: utilize o crédito para o que precisar, seja para quitar dívidas, investir em estudos, reformar sua casa ou qualquer outra finalidade que desejar.
  • Segurança e confiabilidade: trabalhamos com instituições financeiras sólidas e confiáveis, garantindo a transparência e a tranquilidade que você merece.

É fácil e simples de solicitar! Se você já tem o benefício ativo, basta seguir este passo a passo:

  1. No App Wiipo, faça o login e clique no botão do Crédito Consignado da home
  2. Logo na primeira tela, você pode conferir a listagem dos documentos necessários para pedir o Crédito Consignado Wiipo. Em seguida, aceite os Termos para seguir em frente. 
  3. Informe os seus dados iniciais e escolha o objetivo do empréstimo.
  4. Após o envio dessas primeiras informações, será calculado seu valor pré-aprovado. Nessa mesma tela, você poderá escolher o valor que deseja simular.
  5. Indique a quantidade de parcelas que deseja.  
  6. Faça o envio dos documentos solicitados (foto de CNH/RG, selfie com o documento). 
  7. Confirme seu endereço residencial e envie um comprovante do mesmo. 
  8. Insira a conta bancária que deseja receber o dinheiro do empréstimo (você deve ser titular da conta). 
  9. Assine as autorizações e o contrato digitalmente.
  10. Por fim, aguarde a modificação do status.
  11. Quando aprovado, você receberá o dinheiro na conta informada

Esperamos que a sua retrospectiva financeira de 2023 seja inspiradora.

Equipe Wiipo

Até o próximo Dicas Wiipo!

—–

* Taxas sujeitas a análise de acordo com o perfil de cada colaborador